Por Jarir Pereira
A Greve Geral dos professores (as) da rede de ensino estadual é um instrumento de combate à crise da educação no Estado do Ceará. O governador Cid Gomes apresentou uma proposta que além de não cumprir plenamente com a Lei do Piso Nacional (Lei nº 11.738, de 16/7/2008) acaba com a carreira do professor. Isto trará consequências gravíssimas ao Ensino Público, entre elas está a migração de professores para profissões com remuneração mais atrativa. Portanto, os resultados que os professores obterão com esta greve é de interesse de todos. Por isso, esta greve pretende unificar o movimento estudantil com o movimento dos professores. Alunos e professores não estão em lados opostos, mas compartilham a realidade de um Ensino Público precarizado pela falta de investimento maciço nesta área.
Assim, alunos (as) da Escola Paulo Benevides, em Messejana, resolveram fazer sua parte e criaram uma equipe jornalística que acompanha as mobilizações na capital. De forma bem organizada, eles elaboram roteiros de perguntas e filmagem e entrevistam os participantes das mobilizações. O resultado após edição é colocado no blog da escola, também criado por estes alunos com apoio de professores. Ao fazer isto, estes alunos participam de um autêntico processo de teoria e prática em que a práxis educativa é transformadora e libertadora.
Estes alunos também são responsáveis pela coleta de assinaturas feitas nos locais de mobilização ou pela internet no blog da escola citada. Estas assinaturas são enviadas para o correio eletrônico de cada deputado estadual.
Confira um vídeo produzido por estes alunos na mobilização do dia 05 de agosto no Palácio da Abolição:
Gostou? Então, está esperando o que? Vai lá! Visite o blog desses brilhantes alunos e alunas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário