Professores grevistas de Granja se fortalecem
O grupo de professores efetivos e temporários que aderiram a greve geral Interior e Capital se reuniram ontem, quarta-feira (17), com para fazer uma avaliação da situação da greve em solo granjense. Durante a reunião, que contou com a presença de professores de Camocim e representantes da APEOC daquele município, ficou clara a necessidade de se manter a greve e lutar por melhorias na educação. Também foi discutido o apoio dos alunos e pais aos professores que permanecem em greve, pois mesmo com a retormo de muitos professores à escola as salas de aulas enfrentam o esvaziamento. Isso mostra que o aluno munido de uma consciência cidadã sabe da importância da luta dos grevistas. Outro ponto debatido foi o medo da CREDE que paira sobre a cabeça da maioria dos professores temporários, muitos desses professores retornaram a sala de aula por puro temor de terem seu contrato cancela por estarem apoiando a greve.
Segundo uma professora do Colégio Estadual São José (por segurança a identidade será preservada), depois de participar da caminhada no dia 11 voltou para a sala de aula se sentindo humilhada, envergonhada de não poder expressar sua indignação contra desvalorização da educação.
Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o Secretaria da Mesa Diretora, Chico Ézio (PSDB) leu ofício encaminhado ao governador Cid Gomes expressando o apoio dos vereadores ao professores grevistas. ” As vertentes sócio-educativas, extremamente importantes na formação do caráter social desta sociedade, precisam ser garantidas e ofertadas, dentro da qualidade necessária à sustentação das regras e valores que sustentam a nossa democracia”, ofício da Câmara Municipal. A vereadora Rosa Helena, que participou da caminhada, ressaltou a importância do movimento e parabenizou os grevistas.
Ao final da reunião, os professores elaboram uma pauta de mobilização, que inclui visitas as escolas, panfletagem no centro da cidade e apoio moral aqueles professores que desistiram da greve por alguma forma de pressão. Professores granjenses, uni-vos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário